quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ATIVIDADES CULTURAIS

Uma das minhas grandes paixões é ir ao cinema, e depois que tornei-me mãe virei fã de filmes voltados para o público infantil. O cinema sempre exerceu sobre mim grande fascínio e, por mais que tenha dvd, tv por assinatura e outras tecnologias que estão ao nosso alcance para que possamos assistir ao filme em casa, eu não abro mão de assistir primeiramente no cinema. Pois somente no cinema há interação entre o público, sem contar o áudio maravilhoso, o escurinho, etc., e com o advento do cinema em 3D é que não abro mão mesmo. Porém o valor do ingresso ainda afasta a classe social de menor poder aquisitivo de conhecer esta maravilhosa forma de cultura que é o cinema.
Recentemente assisti aos filmes: Como Cães e Gatos 2 e Tropa de Elite 2. O primeiro é muito interessante para as crianças, pois no filme os cães e gatos unem-se com o objetivo de salvar a humanidade de um plano maléfico, e isso pode ser interpretado pelas crianças de uma maneira bastante positiva pois desenvolvem nas mesmas a importância do trabalho em grupo e do respeito às diferenças. Depois que assistir a este filme, eu que tenho dois gatos e às vezes eles somem por algumas horas, eu brinco que eles saíram para uma reunião no esconderijo secreto dos Cães e Gatos.

imagem do filme Como Cães e Gatos 2
Quanto ao filme Tropa de Elite 2, gostei muito da maneira que foi colocada a questão do "Sistema" pois a maioria das pessoas principalmente as de baixa escolaridade, pensam que somente os traficantes e usuários é que são culpados pela violência gerada pelo tráfico de drogas, o que é um grnde engano pois a questão é muito mais complexa do que se imagina. O filme também aborda a questão dos Direitos Humanos, a corrupção na polícia e na política. Um aspecto que foi abordado no filme e que me incomoda muito enquanto mulher foi a questão da violência sexual praticada contra a jornalista que estava buscando provas contra os políticos. Outro ponto que chamou muito à minha atenção é que o Capitão Nascimento parece torna-se uma pessoa mais humana à partir do momento em que sentiu na propria pele a corrupção do "Sistema", e isso tornou-se evidente quando a violência atingiu seu próprio filho.

Símbolo do Bope segundo o filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário