quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO

Resolvir trocar algumas idéias à respeito de estética na educação com minha irmã que é pedagoga há algum tempo, pois enquanto estudante, eu me encontrava  cheia de dúvidas. Portanto, o que aqui escrevo possui um pouco do que minha irmã dividiu comigo:
Na filosofia a estética era uma área que se dedicava a arte.Trazendo essa mesma estética para a educação, é preciso deixar de lado toda e qualquer idéia de modelo estético pré-estabelecido, como se o belo fosse resultado da experiência da cultura grega. A educação estética valoriza a efervescência da criação, a pluralidade da beleza e a altivez dos grupos humanos. Assim sendo, educar esteticamente hoje é ensinar a ver , a ouvir criticamente, a interpretar a realidade, é permitir desde cedo que as crianças e jovens percebam o valor de uma obra e aprendam a observá-la. Enfim, para trabalhar com a estética na educação é preciso comtemplar a cidadania de forma plena e, não esquecendo nunca de respeitar a percepção e sensibilidade de cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário